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A necessidade do planejamento Estratégico em Compras e Gestão de Suprimentos
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Toda empresa precisa de um plano estratégico para se certificar de que sabe onde está indo. O planejamento estratégico tem tudo a ver com a definição da direção de longo prazo da empresa – sabendo quais são os objetivos, as intenções e os valores da organização.

Os gestores de compras e gestão de suprimentos geralmente ficam tão preocupados com as questões imediatas (pensando taticamente ao invés de estrategicamente), que perdem de vista seus objetivos finais.

Hoje, as estratégias são mais uma parte do sucesso de uma organização do que nunca. A tecnologia deu às empresas a oportunidade de tornar o gerenciamento de compras e suprimentos mais eficiente e barato, porém, as empresas ainda têm gasto uma porcentagem maior de suas receitas em produtos e serviços. A maioria das organizações gasta cerca de 60% do seu dinheiro em materiais, suprimentos, equipamentos de capital, tecnologia e serviços necessários para manter a empresa em funcionamento.

Como resultado dessas mudanças, as organizações precisam implementar melhores práticas que possam orientar suas decisões de compra e que possam ajudá-las a tornar seus negócios um sucesso. Consequentemente, você precisa transformar suas operações alinhando recursos e tecnologia para permitir que sua organização faça as compras mais econômicas possíveis; desse modo, permitindo-nos entender melhor nossos gastos de aquisição e agregar compras de itens e serviços semelhantes.

O planejamento é o processo de determinar antecipadamente o que deve ser realizado, quando, por quem, como e a que custo. Independentemente de planejar prioridades de programa de longo prazo ou planejar uma reunião de duas horas, o aspecto de planejamento da administração é o principal contribuinte para o sucesso e a produtividade. Se você não sabe para onde está indo, não saberá aonde chegou!

O plano estratégico fornece a base e a estrutura para um plano de negócios. Os planos estratégicos são documentos visionários e não pretendem de forma alguma ser planos operacionais. Em vez disso, eles são conceituais, direcionais e de longo prazo. Embora sejam conceituais e visionários, eles precisam ser concretos o suficiente para serem vistos como realistas e atingíveis, de modo que você tenha algo sólido para enganchar seus negócios funcionais e seus planos operacionais, e então você pode realmente dizer quando alcançou a meta.

Planejamento Estratégico de Sucesso e Estratégia Empresarial

Um planejamento estratégico bem-sucedido requer um esforço concentrado, facilitado e organizado logicamente, levando a um plano realista que todos suportam e usam. O planejamento estratégico é a medida em que uma abordagem estratégica é tomada para a compra e fornecimento de decisões de gerenciamento e a eficácia dessa função no desenvolvimento e implementação de estratégias de aquisição.

A estratégia de negócios é um roteiro nos dizendo: “como o negócio planeja ser bem sucedido”. Mas a melhor estratégia não garante sucesso. Para fornecer a visão de gerenciamento de compras e suprimentos, a função precisará garantir que os processos robustos sejam suportados por uma estratégia e sistema de alta qualidade.

O objetivo geral de um Plano de Gerenciamento de Compras é documentar e informar as partes interessadas internas sobre como as aquisições serão planejadas, executadas e gerenciadas ao longo da vida da compra. Deve descrever as ações específicas necessárias para executar a estratégia de aquisição aprovada. O plano documenta a abordagem a ser adotada para itens como a solicitação real, aquisição, contratação, considerações fiscais, legais e pessoais. O Plano de Gerenciamento de Compras e Suprimentos também deve abordar quaisquer questões relacionadas a políticas, processos, regulamentações, etc. necessárias para cumprir quaisquer outros requisitos relacionados à aquisição específica.

Mais cedo ou mais tarde, o gerenciamento de compras e suprimentos se tornará mais focado no processo – estratégico, em vez de focado na atividade. De fato, automatizar as atividades táticas é imprescindível para essa mudança; mas, uma vez que isso acontece, as “atividades de compra” passam a ser processos de “gerenciamento de categorias”, “grupos de fornecedores” ou “desenvolvimento de estratégias”.

Tenha em mente que as especificidades da estratégia de compra variam muito dependendo do tipo de indústria que está sendo considerada, uma vez que as metas de cada indústria são diferentes. Por exemplo, na indústria eletrônica, os objetivos geralmente giram em torno de ganhar vantagem competitiva sendo o primeiro a comercializar com uma tecnologia específica. Os objetivos da cadeia de suprimentos – e a Estratégia de Gerenciamento de Suprimentos e Compras – refletirão isso. No entanto, uma indústria menos dinâmica, como o processamento de alimentos, pode se concentrar nas metas da cadeia de fornecimento relacionadas a problemas de qualidade, eficácia geral dos equipamentos, capacidade de resposta da entrega e confiabilidade aos clientes.

Independentemente das especificidades, o desenvolvimento da Estratégia de Compras e Gerenciamento de Suprimentos está se tornando um processo que vai muito além do departamento de compras e gerenciamento de suprimentos; engloba a organização total e os parceiros de fornecimento. O resultado é uma estratégia que funciona como veículo para o progresso deles.

Um planejamento estratégico bem-sucedido requer um esforço concentrado, adequadamente facilitado e organizado logicamente, levando a um plano realista que todos suportam e usam. Olhando para o futuro, as estratégias de gestão de compras e suprimentos evoluirão ainda mais, tanto em seu conteúdo quanto na maneira como são desenvolvidas. O gerenciamento de compras e fornecimento é um meio de satisfazer os requisitos da unidade de negócios; e estabelecer a necessidade do negócio é um dos principais impulsionadores de todo o processo.

Automação para auxílio nas estratégias

Uma tendência que está dominando o mercado é a automação de processos, aliando Tecnologia da Informação e gerenciamento de negócios para otimizar os resultados da organização e contribuir para alcançar os objetivos.

Substituir atividades manuais por uma plataforma feita especificamente para Supply Chain reduz tanto nos custos quanto no tempo de trabalho. Ao mesmo tempo, ajuda no aumento do lucro, no acesso à informação, na competitividade, na colaboração e agilidade dos processos.

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