atendimento@dealdrive.com.br (31) 3617-8033
O efeito borboleta na cadeia logística
efeito-borboleta-na-cadeia-logística

O que é o efeito borboleta? Trata-se do princípio central da teoria do caos, que retrata como as pequenas mudanças nas condições iniciais podem levar à mudanças decisivas nos resultados.

Você precisa reduzir custos com a produção e ao mesmo tempo deve produzir ao máximo, com intuito de minimizar seus custos. O que fazer?

Caso a Fábrica decida tomar essa decisão de forma independente, estará sujeita aos riscos de congestionar toda cadeia, sabendo que é possível não dar conta do transporte, armazenagem, entregas, vendas e tais repetições.

Viu como uma pequeno detalhe no início pode ter grandes consequências finais?! Assim acontece nas empresas quando não temos planejamento.

Na prática, as organizações têm seus KPI’s, que é uma sigla em inglês para Indicador Chave de Desempenho. São aquelas métricas mais relevantes para sua estratégia e que determinam seu sucesso ou não. (Segundo a Content Trends 2017, 78,1% das empresas que documentam sua estratégia, se consideram bem sucedidas. Em empresas que não fazem documentação, essa porcentagem cai para 25,2%) KPI’s não é o mesmo que métricas, mas uma métrica pode se tornar um indicador chave de desempenho. Os KPI’s são indicadores importantes para o seu negócio e o seu objetivo, uma métrica é apenas algo a ser medido.

Para ter sucesso é preciso seis passos:

• Por quê? – Questione, confronte, reconheça graus de incerteza, liste dilemas e conflitos.
• Preparação – seja claro em relação aos seus objetivos e recursos.
• Pioneirismo – Amplie suas perspectivas e desafie suas premissas.
• Elaboração de mapas – Crie histórias coerentes e vívidas sobre o futuro.
• Navegação – Identifique com sucesso o seu caminho, conforme os eventos se apresentem.
• Reconhecimento – De forma mais efetiva e contundente, mapeie o meio em que está buscando importantes desenvolvimentos.

O planejamento de finanças, estoque, armazenagem e transporte exerce o olhar integrador sobre toda cadeia logística que denominamos SUPPLY CHAIN, termo esse em inglês que significa literalmente “cadeia de suprimentos”.

O Supply Chain é o gerenciamento ativo das atividades da cadeia de suprimentos de uma empresa, para maximizar o valor do cliente e obter uma vantagem competitiva sustentável. O Supply Chain representa um esforço consciente das empresas da cadeia para desenvolver e gerir essas cadeias das formas mais eficazes e eficientes possíveis.

As atividades da cadeia abrangem desde o desenvolvimento de produtos, fornecimento, produção e logística, bem como os sistemas de informação necessários para coordenar essas atividades. Todas as atividades estão interligadas e o propósito é atender os requisitos dos clientes. Todos os sistemas interligados e vitais dependem de três pontos viáveis:

• Tecnologia – Em tempo de indústria e logística 4.0, tecnologia não é uma opção, é questão de sobrevivência.
• Gestão e controle dos processos – Maior controle, redução de custos e impulsionamento dos níveis de serviço.
• Pessoas – Clientes, bons funcionários; sem o entendimento interpessoal não existe negócio de sucesso.

Gostou do nosso post? Leia mais sobre Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain aqui no blog da DealDrive! Veja também como a nossa plataforma pode ajudar a sua empresa a otimizar os processos de Supply Chain e a reduzir os custos acessando o nosso site principal clicando aqui!

Leave a Comment

X