atendimento@dealdrive.com.br (31) 3617-8033
Supply Chain Management: conceito
conceito de Supply Chain Management

Supply Chain Management: você já se perguntou qual é o conceito ideal? O Supply Chain Management envolve uma série de atividades e processos fundamentais que devem ser concluídos de maneira eficiente (com economia de combustível, redução de custos do processo, etc.) e, principalmente, em tempo hábil.

Processos de Supply Chain Management

As atividades da cadeia de suprimentos não são de responsabilidade exclusiva de uma pessoa ou de uma empresa. Várias pessoas precisam estar ativamente envolvidas em vários processos diferentes para que funcionem.

É como um jogo de futebol. Enquanto todos os participantes são chamados de jogadores, cada um tem um papel especial em campo – zagueiro, atacante, volante, etc. – e cada um deve ter um bom desempenho para que o time seja bem sucedido, trabalhando juntos.

Ganhar o “jogo” do Supply Chain Management requer que os profissionais da cadeia de suprimentos desempenhem papéis semelhantes. Cada integrante da cadeia de suprimentos deve entender seu papel, desenvolver estratégias vencedoras e colaborar com seus colegas da cadeia de suprimentos. Ao fazer isso, a equipe pode executar os seguintes processos sem falhas:

Planejamento – o processo do plano busca criar estratégias efetivas de cadeia de suprimentos de longo e curto alcance. Desde o projeto da rede da cadeia de suprimentos até a previsão da demanda do cliente, os líderes da cadeia de suprimentos precisam desenvolver estratégias integradas da cadeia de suprimentos.
Suprimento – o processo de compra se concentra na compra de matérias-primas, componentes e bens necessários. O custo-benefício, nesse caso, deve ser levado em consideração.
Produção – o processo de fabricação envolve a fabricação, conversão ou montagem de materiais em produtos acabados ou peças para outros produtos. Os gerentes da cadeia de suprimentos fornecem suporte à produção e garantem que os principais materiais estejam disponíveis quando necessário.
Distribuição – o processo de movimentação gerencia o fluxo logístico de mercadorias em toda a cadeia de suprimentos. Empresas de transporte, empresas terceirizadas de logística e outras garantem que as mercadorias estão fluindo com rapidez e segurança para o ponto de demanda.
Interface do cliente – o processo de demanda gira em torno de todos os problemas relacionados ao planejamento de interações com o cliente, satisfazendo suas necessidades e atendendo perfeitamente às ordens.

Gerentes experientes reconhecem duas coisas muito importantes: eles pensam na cadeia de suprimentos como um todo – todos os elos envolvidos no gerenciamento do fluxo de produtos, serviços e informações dos fornecedores de seus fornecedores para os clientes de seus clientes (ou seja, clientes do canal, como distribuidores e varejistas) e, também, buscam resultados tangíveis – focados no crescimento da receita, na utilização de ativos e no custo.

Uma ferramenta que pode fazer toda a diferença na sua gestão de Supply Chain é a DealDrive! Para fazer o cadastro gratuito e desfrutar várias vantagens, clique aqui!

Veja também o nosso artigo sobre o setor de compras como área estratégica das empresas clicando aqui, incluindo gratuitamente um Ebook!

Leave a Comment

X